As Árvores Mais Interessantes do BRASIL

Como eu tinha prometido. Aqui esta o post sobre as “As Árvores Mais Interessantes do BRASIL”. Árvores maravilhosas tanto pelas suas peculiaridades como pela história que se esconde por trás delas.

Venha passear pelo nosso Brasil ;)

Jequitibá, o Guardião da Floresta

O Jequitibá é nativo da Mata Atlântica. Essa espécie possui um exemplar com o  maior diâmetro registrado de 7,10 m no país. Um dos Jequitibas que se encontra no Parque Estadual do Vassununga em São Paulo, pode ser a árvore mais antiga do Brasil, estima-se que o exemplar tenha entre 500 e 3000 anos.

Fonte: ÁRVORES GIGANTESCAS DA TERRA E AS MAIORES ASSINALADAS
NO BRASIL

Peroba de Campo, Nosso Majestoso Gigante

Obs:Fotos ilustrativas da espécie.

O Brasil também possui árvores grandes, não competem com as sequóias norte americanas (que passam dos 100m de altura), mas não deixam de ser majestosas e belas.

Um dos exemplares da Peroba de Campo, representa a maior  árvore do Brasil já registrada, com 65 m de altura. A Peroba de Campo é nativa da Mata Atlântica e ocorre no Sul da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e norte do Rio de Janeiro.

Não achei localização desse exemplar com 65m de altura, se alguém souber, avise ;)

Fonte: ÁRVORES GIGANTESCAS DA TERRA E AS MAIORES ASSINALADAS
NO BRASIL
, Arvores do Brasil

Cajueiro Pirangi, Uma árvore Curiosa

O maior cajueiro do mundo, está localizado na Praia de Pirangi do Norte no município de Parnamirim, à 12 km ao sul da capital Natal, no estado do Rio Grande do Norte. A árvore cobre uma área de aproximadamente 8500 m²,com um perímetro de aproximadamente 500 m e produz cerca de oitenta mil cajus por ano. O cajueiro foi plantado em 1888, por um pescador chamado Luiz Inácio de Oliveira; o pescador morreu, com 93 anos de idade, sob as sombras do cajueiro.

O crescimento da árvore é explicado pela conjunção de duas anomalias genéticas. Primeiro, em vez de crescer para cima, os galhos da árvore crescem para os lados; com o tempo, por causa do próprio peso, os galhos tendem a se curvar para baixo, até alcançar o solo. Observa-se, então, a segunda anomalia: ao tocar o solo, os galhos começam a criar raízes, e daí passam a crescer novamente, como se fossem troncos de uma outra árvore. A repetição desse processo causa a impressão de que existem vários cajueiros, mas na realidade trata-se de dois cajueiros. O maior, que sofre da mencionada anomalia, cobre aproximadamente 95% da área do parque; existe também um outro cajueiro, plantado alguns poucos anos antes, que não sofre da anomalia.

Fonte: Wikipédia

Ipê Amarelo, Beleza em Qualquer Situação

Essa reportagem deu origem ao nome do blog.

Pau Brasil, A Mais Nobre das Árvores

O pau-brasil, Caesalpinia echinata Lam., é a árvore nacional
de acordo com a Lei n. 6.607 de 07/12/1978 e, três de maio –
dia do Pau-brasil. Nosso país é o único do mundo que possui o
nome de uma árvore chamada pelos índios de Ibirapitanga (pauvermelho) e, pelos portugueses, de Brasil. Trata-se de espécie da Mata Atlântica, que na época do descobrimento era abundante no litoral brasileiro, principalmente no trecho do Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco.

O pau-brasil foi nossa primeira fonte de riqueza para
exportação (ciclo do Pau-brasil ) da nova terra, até que a cana-deaçúcar ocupasse o novo ciclo econômico (Sodré 1985).
Juntamente com papagaios e araras, o pau-brasil foi enviado
ao Rei de Portugal como amostra de mercadoria de valor para os comerciantes portugueses visava utilizá-lo especialmente para a extração da tinta.O paubrasil é considerado uma espécie botânica em perigo de extinção (Mello Filho et al. 1992).

Fonte: Pau Brasil

Araucária, Símbolo da Serra

A araucária gigante está localizada em uma área particular de 1,4 mil hectares, onde existem cerca de 80 mil araucárias de todos os tamanhos. Para chegar até ela, é preciso andar por 15 minutos em um caminho rodeado de enormes xaxins.

Fonte: Diário Catarinense

Velha Figueira, Guardiã da História

A Velha Figueira não pode passar despercebida por quem passeia por Florianópolis.

Conta-se que a Figueira Centenária tenha nascido em 1871, dentro de um pequeno jardim circular, em frente à Igreja Matriz. Em 1891 foi transplantada para a Praça XV de Novembro, onde se encontra até hoje. A árvore sobre a qual se referem os versos ilhéus possui diversas superstições e simpatias a seu respeito. Seus grandes galhos se estendem por boa parte da Praça XV de Novembro, e hoje são sustentados por hastes de metal, que preservam a estrutura da velha árvore, e que proporciona ótima sombra para os que estão de passagem pela Praça XV.

Fonte: Ecoviagem

Essa é só uma pequena amostra de como o nosso país possui árvores lindas, deslumbrantes e curiosas. Evidente que falta muitas árvores aqui, por isso conto com a ajuda de você leitor para completar essa lista. Mande sugestões de árvores interessantes nacionais que não foram citadas nesse post.

Esse Brasil é mais bonito do que você imagina.

About these ads

Uma opinião sobre “As Árvores Mais Interessantes do BRASIL”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s