As Árvores Mais Interessantes do Brasil

Como eu tinha prometido. Aqui esta o post sobre as “As Árvores Mais Interessantes do BRASIL”. Árvores maravilhosas tanto pelas suas peculiaridades como pela história que se esconde por trás delas.

Venha passear pelo nosso Brasil😉

Jequitibá, o Guardião da Floresta

O Jequitibá é nativo da Mata Atlântica. Essa espécie possui um exemplar com o  maior diâmetro registrado de 7,10 m no país. Um dos Jequitibás que se encontra no Parque Estadual do Vassununga em São Paulo, pode ser a árvore mais antiga do Brasil, estima-se que o exemplar tenha entre 500 e 3000 anos.

Peroba de Campo, Nosso Majestoso Gigante

O Brasil também possui árvores grandes, não competem com as sequoias norte americanas (que passam dos 100m de altura), mas não deixam de ser majestosas e belas.

Um dos exemplares da Peroba de Campo, representa a maior  árvore do Brasil já registrada, com 65 m de altura. A Peroba de Campo é nativa da Mata Atlântica e ocorre no Sul da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e norte do Rio de Janeiro.

Não achei localização desse exemplar com 65m de altura, se alguém souber, avise😉

Obs:Fotos ilustrativas da espécie.

Imagem e Fonte: ÁRVORES GIGANTESCAS DA TERRA E AS MAIORES ASSINALADAS
NO BRASIL
, Arvores do Brasil

Cajueiro Pirangi, Uma árvore Curiosa

O cajueiro de Pirangi foi registrado no Guiness Book como o maior do mundo em 1994. Está localizado na Praia de Pirangi do Norte no município de Parnamirim, à 12 km ao sul da capital Natal, no estado do Rio Grande do Norte.

 A árvore cobre uma área de aproximadamente 8500 m²,com um perímetro de aproximadamente 500 m e produz cerca de oitenta mil cajus por ano. O cajueiro foi plantado em 1888, por um pescador chamado Luiz Inácio de Oliveira; o pescador morreu, com 93 anos de idade, sob as sombras do cajueiro.

O crescimento da árvore é explicado pela conjunção de duas anomalias genéticas.

Ipê Amarelo, Beleza em Qualquer Situação

Imagem: NatParaná

Essa reportagem deu origem ao nome do blog.

Araucária, Símbolo do Frio

Imagem: Autora
Imagem: Autora

A araucária é uma das poucas representantes das coníferas nativas do Brasil. A floresta com araucárias, chamada de Floresta Ombrófila Mista, é um ecossistema do Bioma da Mata Atlântica, característico da região sul do Brasil e de algumas áreas da região Sudeste, que abriga uma grande variedade de espécies, algumas das quais só são encontradas nesse ecossistema. Sua fisionomia natural é caracterizada pelo predomínio da Araucaria angustifolia, uma árvore de grande porte popularmente conhecida como pinheiro-brasileiro. As florestas que abrigam a Araucaria angustifolia, que ocupavam uma área de 200 mil quilômetros no Brasil, estão hoje reduzidas a 3% desse total. A exploração indiscriminada e a expansão das cidades colocou-a na lista oficial das espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção.

Figueira Centenária(Velha Figueira), Guardiã da História

A Velha Figueira não pode passar despercebida por quem passeia pela capital catarinense, Florianópolis.

Conta-se que a Figueira Centenária tenha nascido em 1871, dentro de um pequeno jardim circular, em frente à Igreja Matriz. Em 1891 foi transplantada para a Praça XV de Novembro, onde se encontra até hoje. A árvore sobre a qual se referem os versos ilhéus possui diversas superstições e simpatias a seu respeito. Seus grandes galhos se estendem por boa parte da Praça XV de Novembro, e hoje são sustentados por hastes de metal, que preservam a estrutura da velha árvore, e que proporciona ótima sombra para os que estão de passagem pela Praça XV.

Fonte: Prefeitura Municipal de Florianópolis

Essa é só uma pequena amostra de como o nosso país possui árvores lindas, deslumbrantes e curiosas. Evidente que falta muitas árvores aqui, por isso conto com a ajuda de você, leitor, para completar essa lista. Mande sugestões de árvores interessantes nacionais que não foram citadas nesse post.

Esse Brasil é mais bonito do que você imagina.

2 opiniões sobre “As Árvores Mais Interessantes do Brasil”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s